Categorized | Uncategorized

Definitivamente não sou eu, disse Blatter em entrevista coletiva no sábado

Definitivamente não sou eu, disse Blatter em entrevista coletiva no sábado

O ex-braço direito de Sepp Blatter enfrenta uma proibição de nove anos do futebol.

O presidente do comitê de ética da FIFA, Cornel Borbely, recomendou a proibição de Jerome Valcke na terça-feira, após concluir sua investigação. Em seu relatório final, Borbely também pediu que Valcke fosse multado em 100.000 francos suíços (US $ 100.000) e que sua suspensão de 90 dias fosse estendida por mais 45 dias.

Valcke, um francês que serviu ao lado de Blatter por quase uma década, foi acusado de violar seis artigos do código de ética da FIFA, incluindo confidencialidade e conflito de interesses.

O ex-jornalista de televisão e executivo de marketing esportivo foi originalmente banido por 90 dias em outubro, um mês depois de ser afastado pela FIFA. A proibição expira no final do dia de terça-feira.

No ano passado, Valcke foi acusado por um parceiro de ingressos da FIFA por usar contas de e-mail profissionais e privadas para discutir um negócio de ingressos para a Copa do Mundo no mercado negro. Valcke negou que buscou dinheiro com a venda de ingressos de primeira categoria para jogos da Copa do Mundo de 2014 no Brasil, que ele sabia que estavam sendo oferecidos pelo valor de face.

O código de ética da FIFA permite acusações de violação de confidencialidade e lealdade, que poderiam ser feitas simplesmente por fazer negócios oficiais por meio de contas de e-mail privadas.

A decisão final sobre o banimento de Valcke virá do presidente do comitê de ética Hans-Joachim Eckert, o juiz que no mês passado baniu Blatter e Michel Platini por oito anos cada.

Valcke, cuja principal função na FIFA era supervisionar a organização da Copa do Mundo, chegou ao cargo administrativo da FIFA logo depois de ser demitido em 2006 durante um escândalo.

Como diretor de marketing, ele foi implicado em enganar o patrocinador da Copa do Mundo, MasterCard, durante negociações de renovação de contrato. FIFA e Blatter eventualmente assinaram com a Visa, provocando uma ação judicial da MasterCard que foi acertada por US $ 90 milhões.

A conduta e a ética empresarial de Valcke foram severamente criticadas por um juiz federal de Nova York que ouviu o caso.

A FIFA demitiu Valcke e outros funcionários de marketing envolvidos no negócio, e então o recontratou vários meses depois como secretário-geral, após Blatter ser reeleito presidente.

A FIFA está em crise desde que as investigações federais sobre suborno e corrupção envolvendo altos funcionários do futebol foram reveladas em maio.

Valcke foi identificado como tendo processado transferências de US $ 10 milhões de melbet bonus contas da FIFA que foram alegadas pelo Departamento de Justiça dos EUA como suborno para funcionários da CONCACAF para apoiar a candidatura da África do Sul para sediar a Copa do Mundo de 2010.

FIFA e Valcke disseram que os pagamentos foram autorizados pelo então presidente do comitê de finanças Julio Grondona, após serem solicitados por autoridades sul-africanas a serem pagos com os fundos de organização do torneio.

Mesmo assim, Blatter anunciou sua renúncia planejada em 2 de junho, um dia após a revelação do papel da FIFA e de Valcke no caso.

Blatter disse que os problemas da FIFA decorrem da decisão de dezembro de 2010 de conceder à Rússia e ao Catar os direitos de hospedagem das Copas do Mundo de 2018 e 2022, respectivamente. Valcke foi acusado de instar a FIFA em 2008 a realizar um concurso de duas licitações, a fim de garantir a segurança comercial de longo prazo em meio à crise econômica.

O secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, não estava envolvido no pagamento de US $ 10 milhões mencionado na investigação de corrupção nos EUA que envolveu o órgão governante mundial do futebol, disse a FIFA na terça-feira.

A FIFA disse que o pagamento foi aprovado em 2007 por Julio Grondona, o ex-presidente do comitê de finanças que morreu no ano passado.

A declaração da FIFA segue uma reportagem do New York Times de que as autoridades policiais americanas acreditam que Valcke transferiu o dinheiro em 2008 para contas controladas por Jack Warner, o ex-presidente da CONCACAF e vice-presidente da FIFA que enfrenta acusações de corrupção nos Estados Unidos. O relatório citou autoridades não identificadas. .

Investigadores americanos acreditam que o dinheiro foi pago como suborno em troca da votação da Warner e de outros países para dar a Copa do Mundo de 2010 à África do Sul.

A FIFA descreveu o pagamento como parte do “projeto do governo sul-africano para apoiar a diáspora africana nos países caribenhos como parte do legado da Copa do Mundo”.

A FIFA disse que nem Valcke “nem qualquer outro membro da alta administração da FIFA estiveram envolvidos na iniciação, aprovação e implementação” do projeto.

Afirmou que os pagamentos foram autorizados por Grondona “de acordo com o regulamento de organização da FIFA”.

Grondona, da Argentina, atuou como membro do comitê executivo da FIFA por 26 anos. Ele era um vice-presidente sênior da FIFA quando morreu no ano passado, aos 82 anos.

Coração da sonda

O pagamento de US $ 10 milhões está no cerne de uma investigação do Departamento de Justiça dos EUA que levou à prisão de sete membros da FIFA na semana passada e de um total de 14 pessoas nomeadas em uma acusação de extorsão que acusava funcionários do futebol de aceitarem mais de US $ 150 milhões em subornos.

Sepp Blatter, que venceu a reeleição na sexta-feira para um quinto mandato como presidente da FIFA apesar do escândalo, negou ser o oficial de alto escalão não identificado citado na acusação como tendo “causado” o pagamento.

“Definitivamente não sou eu”, disse Blatter em entrevista coletiva no sábado.

O ex-presidente sul-africano, Thabo Mbeki, negou na segunda-feira que seu governo tenha pago propinas para garantir a Copa do Mundo. Danny Jordaan, o chefe de candidatura para o torneio de 2010, disse a um jornal sul-africano que o dinheiro foi enviado para a confederação regional da Warner para ajudar no desenvolvimento do futebol no Caribe.

A FIFA anunciou na segunda-feira que Valcke cancelou sua viagem planejada para assistir à abertura da Copa do Mundo Feminina no Canadá, no sábado, “devido à situação atual”.

A FIFA e o presidente Sepp Blatter enfrentaram mais pressão na segunda-feira, quando a procuradora-geral dos Estados Unidos, Loretta Lynch, previu uma nova rodada de acusações em uma investigação cada vez maior de corrupção no futebol internacional.

“Prevemos a instauração de processos adicionais contra indivíduos e entidades”, disse Lynch na cidade natal da FIFA, em sua primeira entrevista coletiva sobre o caso desde a impressionante prisão de sete pessoas em 27 de maio em um hotel de luxo em Zurique, Suíça.

Lynch falou ao lado de seu homólogo suíço, Michael Lauber, cuja investigação separada de lavagem de dinheiro parece igualmente ameaçadora para a FIFA e seu presidente que está de saída.

Agências federais suíças apreenderam propriedades nos Alpes suíços e apreenderam evidências durante buscas domiciliares no oeste da Suíça, disse Lauber.

“O investimento em imóveis pode ser usado para fins de lavagem de dinheiro”, disse Lauber, cujo caso parece estar se ampliando além do foco original da queixa criminal da FIFA sobre as licitações da Copa do Mundo de 2018-2022.

Um total de 121 contas bancárias diferentes foram relatadas como suspeitas por uma unidade de inteligência financeira suíça à equipe de promotores de Lauber, disse ele.

Os dois promotores federais dividiram um palco quase quatro meses depois que a escala de suas investigações foi divulgada.

Suborno, conspiração extorsiva

Dois dias antes da eleição presidencial da FIFA em 29 de maio, o Departamento de Justiça de Lynch indiciou 14 funcionários de futebol e marketing e revelou seis confissões de culpa em uma conspiração de suborno e extorsão de US $ 150 milhões.

Lynch não comentou na segunda-feira se Blatter é o alvo de seu caso ou se pode ser preso por viajar para um país que tem um tratado de extradição com os Estados Unidos.

O caso suíço pode se espalhar além das licitações para a Copa do Mundo vencidas pela Rússia e pelo Catar, respectivamente, enquanto os promotores vasculham enormes quantidades de dados e documentos apreendidos da FIFA em maio e junho.

Muitos dos contratos e finanças da FIFA durante a presidência de Blatter, de 17 anos, agora parecem abertos à investigação.

“Temos muitos fatos no momento em buscas fora de casa e nos documentos que recebemos”, disse Lauber, quando questionado se estava estudando uma alegação de que Blatter subestimou conscientemente os direitos televisivos da Copa do Mundo para o Caribe em troca de apoio político .

Na segunda-feira, o ex-conselheiro anticorrupção da FIFA, Mark Pieth, um professor suíço de direito penal, disse que Blatter deveria enfrentar acusações de peculato por assinar o acordo de 2005. O então vice-presidente da FIFA, Jack Warner, lucrou milhões de dólares com os direitos de sublicenciamento do torneio de 2010 e 2014, que custou apenas US $ 600.000.

Extradição de combate

Warner está entre os 14 homens indiciados em maio. Ele está lutando contra a extradição para os EUA de sua terra natal, Trinidad.

A acusação nos EUA alegou um esquema de suborno de US $ 10 milhões vinculado à votação da Warner e Blazer para a África do Sul como sede da Copa do Mundo de 2010 e suborno em direitos de transmissão de campeonatos continentais na América do Norte e do Sul.

A advertência de Lynch de que “entidades” poderiam ser indiciadas levantou uma questão sobre se o órgão dirigente da CONCACAF com sede em Miami e o órgão sul-americano CONMEBOL poderiam ser formalmente acusados.

“Se eles usassem o sistema financeiro dos EUA, certamente sentimos que teríamos a capacidade de cobrar deles”, disse ela.

Em resposta aos promotores, a FIFA divulgou uma declaração anterior de que está “cooperando com as autoridades e não comentará as investigações em andamento”.

Blatter já havia criticado Lynch por ordenar prisões em Zurique tão perto das eleições quadrienais da FIFA, que ele venceu. Quatro dias depois, ele anunciou que renunciaria e citou a pressão sobre a FIFA por causa das investigações criminais duplas.

As 209 federações membros da FIFA elegerão o sucessor de Blatter em 26 de fevereiro em Zurique.

“Acho que eles têm muito a considerar”, disse Lynch sobre a resposta da FIFA aos casos. “Para quem busca viver no passado e retornar o futebol aos dias de corrupção e suborno, clientelismo e clientelismo, esta resposta global envia uma mensagem clara: você está do lado errado do progresso.”

Clique no player de vídeo acima para assistir à cobertura do Road to the Olympic Games do sorteio da medalha de ouro dos campeonatos canadenses de duplas mistas de curling em Fredericton, New Brunswick. 

Clique no player de vídeo abaixo para assistir à cobertura do Road to the Olympic Games na rodada de eliminação dos campeonatos canadenses de curling de duplas mistas de 2019 no sábado.

23 de março de 2019: Campeonato Canadense de Curling de Duplas Mistas – Rodada Eliminatória

Caminho para os Jogos Olímpicos

Comments are closed.

Product Safety News

Top Practice Areas

Philadelphia
Mesothelioma, Medical Malpractice, Birth Injury, Spinal Cord Injury, Failure to Diagnose Cancer, Cerebral Palsy, Brain Injury, Personal Injury, Car Accidents, Truck Accidents

New Jersey
Birth Injury, Medical Malpractice, Mesothelioma, Personal Injury, Car Accidents, Truck Accidents

Cohen, Placitella & Roth, P.C.

Archives